Após da publicação da Lei 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, tornou-se obrigatória a implementação de sistemas de logística reversa para uma série de produtos, entre eles, pilhas e baterias.
Ciente de sua responsabilidade socioambiental e com o objetivo de colaborar com a sociedade e o meio ambiente, a Prefeitura dos Campi, em parceria com a Green Eletron, realizou o descarte de 150 quilos de pilhas e baterias recolhidas nos campi Maracanã e Nova Friburgo. A empresa é a entidade gestora para a logística reversa destes resíduos, instituída por meio de acordo setorial celebrado entre Governo Federal e representantes da indústria.
A Prefeitura dos Campi está avaliando a possibilidade de ser implantado pela Green um PEV (Ponto de Entrega Voluntária) no Campus Maracanã. Desta forma, poderemos atender melhor a comunidade e receber estes resíduos dos outros campi.
Segundo o químico industrial Marcelo Lima, especialista na área de Gestão Ambiental a serviço da Prefeitura dos Campi, incentivar o correto descarte deste tipo de resíduo é de fundamental importância. “Apesar de não estar caracterizado como perigoso, pode oferecer risco de contaminação para o meio ambiente e consequente risco à saúde humana”, ressalta.
Sobre o Autor