Novas luzes revitalizando a UERJ

Novas luzes revitalizando a UERJ

Projeto contemplado junto ao Grupo Light permitirá a modernização da iluminação no campus Maracanã e no HUPE, além de reduzir em até 60% o consumo energético

Novas luzes para os novos desafios da UERJ. No último ano, o bloco principal do campus Maracanã e o Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) receberam um grande reforço com o objetivo de tornar mais eficientes os seus sistemas de iluminação, que correspondem a 19% do consumo energético nas instalações. Além de proporcionar um consumo mais racional, a reforma vai gerar reflexos positivos em áreas como a segurança e até nas pesquisas de professores que trabalham noite e dia na Uerj.
O projeto foi realizado por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A iniciativa atribui às concessionárias e permissionárias de distribuição o dever de investir anualmente parte de sua receita em ações de combate ao desperdício de energia elétrica. Essas empresas selecionam os projetos que serão financiados, por meio de chamadas públicas, e a UERJ foi contemplada na chamada promovida pelo Grupo Light.
Graças a algumas ações, como substituição de materiais obsoletos e à aquisição de um software mais moderno para o controle da energia, será possível economizar em até 61% o consumo de iluminação nas estruturas do campus Maracanã e do Hupe. De acordo com termos descritos no plano, o gasto anual passará dos atuais 3.894 Megawatt-hora (MWh) para 1566 MWh após a conclusão da reforma. O número compreende ao consumo do campus Maracanã e do hospital somados.
Os locais terão a substituição do sistema de iluminação em todos os seus setores, incluindo áreas de pesquisa, aulas, atendimento e circulação. Serão trocadas cerca de 20 mil lâmpadas obsoletas por aparelhos com tecnologia LED. Além de mais modernas e confiáveis, elas poderão ser controladas de forma mais inteligente pelos operadores de iluminação.
No passado, por exemplo, para um laboratório ser iluminado durante a madrugada, era necessário acender todas as luzes de determinado pavimento da Universidade, resultando em um grande desperdício de energia elétrica. Hoje, cada setor pode ser iluminado de forma independente para trabalhos específicos, após o apagar das luzes na Uerj. Esse recurso já está disponível e é possível por meio da utilização de um novo software, desenvolvido por engenheiros da Uerj, em parceria com uma empresa especializada.
Segundo o engenheiro José Antonio da Cruz dos Santos, da Prefeitura dos Campi, somente este novo sistema é responsável por 10% da economia estimada pelo projeto. Além disso, proporciona condições mais cômodas para os pesquisadores que precisam trabalhar em horários alternativos. “Os primeiros meses de funcionamento foram um sucesso. O recurso está sendo muito utilizado por professores que agora podem ter apenas os seus departamentos acesos”, disse.
Estudante de Relações Públicas da Uerj desde 2013, José Luiz dos Santos, de 24 anos, conta que sempre achou necessária uma iluminação mais moderna e eficiente no campus. “Percebo falta de iluminação em partes internas e externas, como o bosque. Isso gera uma sensação de insegurança nos alunos. Há gente que evita transitar, quando está muito tarde. Essa reforma é urgente e muito bem-vinda para que todos se sintam mais seguros”, afirmou o estudante.
Além da reforma na iluminação, a Uerj já foi contemplada numa nova Chamada Pública de Projetos da Light. Serão trocadas lâmpadas de outros blocos. Também há uma proposta para tornar mais eficiente o sistema de refrigeração do campus Maracanã e do Hupe.