Troca de lâmpadas gera economia no Campus Maracanã

Troca de lâmpadas gera economia no Campus Maracanã

O Projeto de Eficiência Energética (PEE) da UERJ está mudando a relação da universidade com o consumo de energia elétrica. No último ano, 31.235 lâmpadas mais econômicas substituíram similares menos eficientes no bloco F do Pavilhão Reitor João Lira Filho e no Hospital Universitário Pedro Ernesto. Além disso, foram instalados sensores de movimento em corredores e banheiros, possibilitando o consumo apenas quando há pessoas presentes nos ambientes. A troca foi realizada pela Deode, empresa parceria, e contou com um investimento de R$ 3.684.669,46 feito pela concessionária de energia elétrica Light. Com isso, estima-se que a economia anual será de 2.658,3 MWh.

Na quinta-feira (29/08), aconteceu o Treinamento em Eficiência Energética que tinha como objetivo apresentar os resultados alcançados pelo PEE e conscientizar a comunidade acadêmica, sugerindo pequenas mudanças para o dia a dia.

A equipe se prepara para a Fase II do projeto, que será realizada entre 2019 e 2020, com a troca de lâmpadas nos demais blocos, além da instalação de painel de aquecimento solar e de lavadora de louças eficiente no Restaurante Universitário.

Confira aqui algumas das dicas apresentadas para um uso mais eficiente de energia elétrica:

• desligue os aparelhos da tomada;
  • compre modelos com o Selo Procel A;
  • não guarde alimentos quentes na geladeira;
  • em dias quentes, colocar o chuveiro na posição verão;
  • ao utilizar o ar-condicionado, mantenha as portas e janelas fechadas;
  • evite o uso de benjamin (T);
  • espere acumular roupas e passe de uma só vez;
  • prefira lâmpadas de LED.