Gestão de Resíduos na UERJ

Gestão de Resíduos na UERJ

Medidas permitem descarte adequado dos resíduos do campus Maracanã

Ciente de sua responsabilidade socioambiental, a UERJ retomou o projeto de gerenciamento de resíduos.  Através da Prefeitura dos Campi, estão sendo mapeadas fontes geradoras de resíduos, promovendo uma organização no abrigo existente e, com recursos próprios, realizando o correto descarte deste material. As ações foram iniciadas em 2017 e estão sendo realizadas de forma contínua, sendo incorporada à Prefeitura essa prestação de serviço.

Resíduos Químicos

Foi realizado um mapeamento no Instituto de Química (IQ) e no Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes de Biologia (IBRAG), os principais geradores.  A existência de um passivo de 3,66 toneladas de resíduos químicos foi observada e, a partir desse levantamento e de visitas aos laboratórios, também foram observadas situações de inadequação estrutural e de falta de procedimentos quanto à embalagem e manuseio correto destes resíduos. Após essa avaliação, eles puderam então ser destinados propriamente.

Em função dessas observações, também foi elaborada e disponibilizada uma cartilha com orientações diversas para os usuários como processos de tratamento; embalagens adequadas; compatibilidade química e segurança básica em laboratório a fim de uniformizar o processo de descarte de resíduos. Além de reduzir os riscos de acidente, a segregação correta dos resíduos reduz também os custos de tratamento.

Confira o antes e o depois:

Resíduos Biológicos

Através desse mapeamento inicial, foi verificada a existência de pequenos passivos no DESSAUDE e na UnATI, bem como em alguns laboratórios do Instituto de Química e do Instituto de Biologia, para os quais foi viabilizado o descarte adequado. Além disso, através de um esforço em conjunto com a gestão de resíduos do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), foi formalizado o encaminhamento de resíduos biológicos da Faculdade Enfermagem, da Faculdade de Odontologia, do IBRAG e da Faculdade de Ciências Médicas ao abrigo do Centro Biomédico.  Após o correto acondicionamento, serão descartados juntamente com os resíduos do hospital. Há outra uma parceria em andamento, também com o HUPE, para o descarte dos resíduos provenientes da campanha de doação de medula óssea que ocorreu em 2018.

Lâmpadas Fluorescentes

Lâmpadas fluorescentes fora de uso também receberam atenção especial. Os administradores de todas as unidades da UERJ enviaram informações sobre o quantitativo desse material que, ao fim das avaliações, somaram mais de 25 mil lâmpadas. Depois da avaliação, as lâmpadas estão sendo transferidas de suas unidades para serem estocadas num abrigo provisório no Campus Maracanã. O maior passivo de lâmpadas se encontrava no Pavilhão João Lyra Filho (terraço do bloco E), mas já foram retiradas e destinadas para empresa devidamente licenciada para realização da reciclagem do resíduo.

Paralelamente a esse processo, entrou em vigor o edital de eficiência energética, celebrado junto ao grupo Light. O projeto está em operação e, recentemente, foram destinadas à reciclagem 14.800 lâmpadas fluorescentes. Outro fator importante é o mapeamento, já em andamento, de todas as outras unidades do campus. O objetivo é traçar um plano de ação que atenda a todo o campus Maracanã.

Confira o antes e o depois:

Resultados da gestão

As ações têm gerado resultados positivos. A mobilização de pessoas envolvidas na geração dos resíduos é um deles. Esse engajamento permite que ações corretivas possam ser realizadas de maneira efetiva e mudem a relação dos geradores com os resíduos perigosos. Além disso, o controle de movimentação interna e externa está ocorrendo de forma eficaz, já que os materiais passam por rastreamento e as informações são repassadas às chefias de departamento. A destinação adequada através de uma empresa licenciada e da cooperação dos laboratórios reduz os riscos e dá a transparência e a rastreabilidade necessárias ao processo. Dessa forma, a instituição atende à legislação ambiental e dá tranquilidade a seus gestores no que se refere aos resíduos perigosos.

As ações ainda não tiveram um fim. As próximas medidas compreendem o mapeamento dos resíduos das demais unidades do campus Maracanã e a elaboração de Políticas de Descarte e de Gestão Ambiental, ferramentas fundamentais à institucionalização do Programa de Gerenciamento de Resíduos da UERJ (PGRS).

Confira o  esquema de coleta, organização e retirada dos resíduos: