Prefeitura dos Campi moderniza sistema de abastecimento hidráulico do campus Maracanã

porPrefeitura dos Campi

Prefeitura dos Campi moderniza sistema de abastecimento hidráulico do campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) está implantando novo sistema que vai promover avanços em eficiência hidráulica. Conduzidas pela Prefeitura dos Campi, as obras já estão em andamento e beneficiarão todo o Pavilhão Heitor João Lyra Filho. Tubulações estão sendo substituídas por correspondentes mais modernas e que garantirão um melhor uso dos recursos hídricos.

O sistema de abastecimento hidráulico atual, com válvulas em bronze e tubulações em ferro fundido, passou por avarias no decorrer do tempo. O cloro presente na água provocou a corrosão dos tubos e dos metais presentes no sistema como boias.

A partir de um estudo, a Prefeitura definiu que o novo sistema será composto por tubos de Polipropileno Copolímero Randon, o PPR. Esses sistemas são unidos por termofusão e não sofrem corrosão. Essas tubulações também suportam pressões mais elevadas que os sistemas de PVC e garantem a potabilidade da água. As válvulas controladoras de nível, atualmente manuais, serão trocadas por válvulas motorizadas que podem ser operadas manualmente ou eletronicamente.

A modernização do sistema hidráulico já está acontecendo, parte das tubulações já foram trocadas e em breve o novo sistema estará em pleno funcionamento. Para o engenheiro José Antônio da Cruz, Coordenador Executivo de Infraestrutura da  Prefeitura, a operação evitará o desperdício: “A modernização do sistema de abastecimento permitirá que a água chegue a todo Pavilhão Reitor João Lyra Filho de maneira mais eficiente”, finaliza. 

Sobre o Autor

Prefeitura dos Campi administrator

A Prefeitura dos Campi é o setor responsável pela: segurança de bens patrimoniais, transporte de pessoas e bens, conservação, limpeza, portarias, elevadores, controle do uso dos espaços, controle do parqueamento, jardinagem, realização e fiscalização de obras e serviços de manutenção nas instalações elétricas, telefônicas, hidráulicas, de refrigeração e de gás, etc. Além de estudos e projetos de arquitetura e instalações. Tudo isso para aprimorar a experiência dos diversos públicos que compõem a UERJ